Processo

História Antes de Uma História, desenho animado de longa metragem (1h 17min) é uma produção que se estende para mais de 12 anos. Começou com um outro projeto que seria desenvolvido e produzido na ECA/USP, mas que não deu certo, por várias razões, entre elas, aquelas que são pertinentes a qualquer produção.

O projeto, depois de sofrer uma reformulação radical, embora baseado do mesmo livro, foi trazido para a Unicamp a fim de se obter recursos através da INOVA para a produção. Mas, mais uma vez não deu certo e na terceira fase do roteiro, já totalmente reformulado e com o título de HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA foi entregue à captação de recursos pelas leis de incentivo e captou 70% do seu valor.


A produção utiliza o nome do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade sem fins lucrativos que há mais de 40 anos atua em Campinas com atividades relacionadas à animação, mas as empresas que estão realmente efetivando a produção é a Wilson Antonio Lazaretti Valinhos e Tupi Filmes.

Como trabalhamos com oficinas de animação neste tempo todo, idealizamos um projeto de oficinas de contrapartida para facilitar a captação de recursos e desta forma, propusemos às empresas propensas à renúncia fiscal oficinas deste tipo. Esta modalidade foi o que sustentou o projeto até atingir os 70%. Continuamos com esta modalidade, propondo oficinas, não somente para empresas, mas para entidades, como por exemplo, o MIS – Museu da Imagem e Som do Estado de São Paulo. No total a soma de todas as oficinas realizadas chega a quase 100.

Em junho de 2013 a trilha sonora teve de ser substituída, por aquelas razões pertinentes a toda e qualquer produção que se queira fazer sobre a face da terra. A trilha antiga foi limada e a nova trilha sofreu reformulações super importantes que deram um outro caráter à produção. Nesta fase contamos com a participação da Orquestra da Unicamp.

O filme não é uma produção comercial, mas é o desejo de toda a equipe que ele seja assistido por todos os amantes da arte da animação e da inquietação humana. Mesmo com a trilha antiga o filme foi exibido na Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis, Festival de Tiradentes, Festival Internacional de Filme Ambiental, Festival Internacional de Animação de Lisboa,  Brasil-Cine Festival (Estocolmo) Festival de Manaus e em sessões especiais no CineSESC e SESC Campinas.